Sociedade Brasiliense de Doenças Torácicas (SBDT) - Agência Rizzo
1707
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-1707,ajax_updown_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1200,qode-theme-ver-9.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.1,vc_responsive

Sociedade Brasiliense de Doenças Torácicas (SBDT)

Categorie
Web Design
About This Project

Sociedade Brasiliense de Doenças Torácicas (SBDT)

A partir de 1972, com a chegada a Brasília de novos pneumologistas, foi iniciada a discussão para a constituição de uma sociedade que congregasse os médicos especialistas da área respiratória, como os pneumologistas (especialidade nova do país), tisiologistas e cirurgiões torácicos. Nessa época, no plano nacional, havia apenas a Federação Brasileira de Sociedades de Tuberculose e Doenças Torácicas, fundada em 1937, mas pouco atuante, realizando congressos nacionais de forma irregular e dependente de subsídios públicos. A Sociedade Brasileira de Pneumologia viria a ser fundada em 1974, em reunião realizada em Campos do Jordão.

Em 4 de junho de 1974, nas dependências do Primeiro Hospital Distrital de Brasília, foi realizada a Assembleia de Fundação da Sociedade Brasiliense de Doenças Torácicas, tendo como sigla SBDT, em sessão presidida pelo Dr. Melânio de Paula Barbosa e secretariada pelo Dr. Laércio Moreira Valença.

O Estatuto da SBDT estabeleceu como finalidades: 1) Promover o estudo, a pesquisa e a divulgação das doenças torácicas; 2) Estimular a formação de novos especialistas; 3) Realizar regularmente reuniões científicas, cursos e congressos; 4) Colaborar com os poderes públicos e entidades privadas na solução de problemas médicos ligados à especialidade; 5) Constituir-se no Departamento de Doenças Torácicas da Associação Médica de Brasília.

Visite o website